Content

7 de janeiro de 2011

Como escolher uma máquina fotográfica?

Desde que entrei no mundo da fotografia que já algumas pessoas me perguntaram que material uso e qual a máquina que aconselharia a comprarem. Como é óbvio, não sou especialista mas posso dar aqui umas dicas sobre o assunto. 

Em primeiro lugar, comprar uma máquina fotográfica é algo que exige algum tempo para pensar em alguns pontos importantes e que devem ser considerados. É importante, acima de tudo saber exactamente qual a finalidade a dar à máquina. Se for apenas para tirar umas fotografias à família, amigos e viagens, por exemplo, numa modalidade mais familiar ou se a máquina serve para levar a fotografia a outro nível. 

Tenho reparado que a maioria das pessoas (inclusive eu primariamente) acham que as melhores máquinas são aquelas que têm mais megapixeis. No entanto, na minha opinião isso não é um dos pontos mais importantes e muito menos aquele que deve ser mais valorizado. Um pixel é um ponto numa imagem. Cada megapixel contem 1 milhão de pixeis. É claro que quanto mais megapixeis a máquina contém, maior será a resolução das fotografias. 

Para um fotografo amador que apenas usa a máquina no dia-a-dia para fotos de uso pessoal, não são necessários muitos megapixeis, no entanto, um fotógrafo profissional que trabalha para uma agência necessita de grandes resoluções. 

Nesta perspectiva, deveremos também ter em conta se queres uma máquina compacta ou uma SLR (Single Lens Reflex). De uma maneira mais simples, posso explicar que as máquinas compactas são pequenas, de fácil transporte e hoje em dia já possuem tantos megapixeis como as SLR, além de que muitas delas já possuem também modo manual. No entanto, uma máquina compacta, na minha opinião é apenas perfeita para fotografias pessoais. Numa SLR podemos mudar as lentes para o que necessitamos em certo tipo de fotografia e é uma máquina ideal para quem quiser tornar a fotografia profissional. As únicas desvantagens é que uma SLR é maior, mais pesada e mais cara do que uma compacta. 

As marcas também são importantes e as melhores máquinas a meu ver são da marca Canon e Nikon. Pode ser dificil, inicialmente escolher uma máquina mas acho que tem a ver essencialmente com o que procuramos e com o que nos chama mais a atenção. Pessoalmente, a minha máquina de eleição é a Canon. 

Acima de tudo, aconselho vivamente a que leiam artigos, revisões e que façam um test-drive na máquina antes de a comprarem para que fiquem realmente satisfeitos com a vossa compra. 

Quem tiver mais alguma dica sobre este assunto que comente este post. Gosto de saber a opinião de quem lê o meu blog.

3 comentários:

  1. Olá ;)
    Eu penso que a Nikon tem uma resolução das suas imagens superior às outras marcas (ou seja, que tem uma melhor imagem), principalmente no que diz respeito a fotos macro, a pequenos detalhes. Esse foi o aspecto mais importante quando comprei a minha :)

    Beijinhos
    E um bom resto de fim-de-semana
    M*

    ResponderEliminar
  2. Olá Earelen! Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2011.
    Nunca trabalhei com Nikon em cameras digitais, apenas de rolo, mas agradeço-te por teres partilhado a tua opinião sobre o assunto :)
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a moda todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites é esse.
    www.maquina-fotografica.net
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderEliminar

Sobre mim

Image and video hosting by TinyPic

Cláudia Melim.
Fotografa de moda & fantasia em Wicked Wonderland Photography. Residente em Lisboa.

Facebook

Arquivos

Seguidores